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Austin Healey 3000 Big Healey

O Healey 3000 da Austin-Healey é um carro esportivo britânico construído da 1959 para a 1967, e é o mais conhecido dos "grandes" modelos da Healey. A carroceria do carro foi feita pela Jensen Motors, e os veículos foram montados nos trabalhos da BMC Abingdon.
O 3000 Big Healey foi um carro de sucesso que ganhou sua classe em muitos ralis europeus em seu auge, e ainda é usado na competição por entusiastas hoje.

O X Heax Big Healey da Austin-Healey foi introduzido no 3000, substituindo o Austin Healey 1959-100. Apesar da mudança de nome, as alterações foram relativamente pequenas comparadas àquelas entre o 6 original e o 100-100. A distância entre eixos e corpo permaneceram inalterados, e permaneceram dois modelos, um 6 + 2 e um de dois lugares.

O Austin Healey 3000 Big Healey original tem um motor 2912 cc I6, com dois carburadores SU e freios a disco dianteiros Girling. Foi apenas referido como o Mark I após o lançamento do Mark II, anteriormente conhecido apenas como 3000. Rodas de arame, caixa de câmbio de overdrive, um pára-brisas laminado, um aquecedor, uma coluna de direção ajustável, um topo duro destacável e duas tintas de tom estavam todos disponíveis como opções.

Carros clássicos de Austin Healey para a venda

O 3000 original foi construído de março 1959 até março 1961 e tem designação de modelo BT7 Mark I e BN7 Mark I.

13,650 foram feitos (2,825 BN7 Mark I e 10,825 BT7 Mark I).
Um BT7 3000 com hardtop e overdrive testado pela revista The Motor no 1960 tinha uma velocidade máxima de 115 mph e podia acelerar de 0 – 60 mph (97 km / h) em 11.7 segundos. Foi registrado um consumo de combustível de 21.6 milhas por galão imperial (13.1 L / 100 km; 18.0 mpg-US).

Introduzido em Março 1961, o 3000 Mark II veio com três carburadores SU HS4 e uma árvore de cames melhorada, designada por BT7 Mark II e BN7 Mark II. No entanto, com a introdução do modelo BJ7 (2 + 2 seats) em janeiro 1962, o número de carburadores foi reduzido para dois (SU tipo HS6) devido aos problemas enfrentados com o balanceamento de três carburadores. Como resultado da introdução do BJ7, o BN7 Mark II foi descontinuado em março 1962, e o BT7 Mark II seguido em junho 1962. Externamente, as principais mudanças introduzidas com o BJ7 foram uma grade frontal com barras verticais, janelas de enrolar ao invés de cortinas laterais, um capô melhorado e um pára-brisas enrolado. Os extras opcionais foram semelhantes ao Mark I, embora a opção de um hardtop de fábrica não estivesse disponível na introdução do BJ7. A partir de agosto 1961 um servo freio também estava disponível como um extra opcional, o que melhorou muito o desempenho de frenagem. O BJ7 foi descontinuado em outubro 1963 com a introdução do 3000 Mark III.
Um 3000 Mark II BT7 com hardtop e overdrive testado pela revista britânica The Motor in 1961 tinha uma velocidade máxima de 112.9 mph (181.7 km / h) e podia acelerar de 0-60 mph (97 km / h) em 10.9 segundos. Um consumo de combustível de 23.5 milhas por galão imperial foi registrado. O carro de teste custa £ 1362 incluindo impostos.
11,564 foram feitos (355 BN7 Mark II, 5,096 BT7 Mark II e 6,113 BJ7).

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O 3000 Mark III foi lançado em outubro 1963, e permaneceu em produção até o final da 1967 quando cessou a produção da Austin-Healeys. Classificado como o BJ8, o novo modelo era o mais poderoso e luxuoso dos grandes Healeys, com um painel de nogueira, janelas de corda e um motor 150 hp (112 kW). As melhorias no motor incluíram uma nova árvore de cames e molas de válvulas e dois carburadores SU 2 "HD8, juntamente com um novo design do sistema de escape. Os travões servo-assistidos foram agora instalados de série. Apenas versões 2 + 2 foram feitas. eram semelhantes aos oferecidos para o Mark II, a principal mudança sendo que o acabamento interno padrão era agora vinil Ambla, com assentos de couro sendo adicionados à lista de opções.

Em maio 1964 foi lançada a versão de Fase II do Mark III, que tinha um chassi traseiro modificado para permitir o aumento da distância do solo traseiro e, posteriormente, em março 1965 o carro também ganhou indicadores separados.
17,712 foram feitos.

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