NL EN US DE FR PL CZ ES PT IT SE HU GR RO SK JP CN AE IL

Clássicos E & R
Kleiweg 1 5145NA Waalwijk, Países Baixos
+31 416 751 393

Domingo, 6 de dezembro EXTRA OPEN das 12:00 às 16:00
Ir para inventário Vender meu carro

Jaguar XK120

O Jaguar XK120 é um carro esportivo fabricado pela Jaguar entre 1948-1954. Foi o primeiro carro esportivo da Jaguar desde o SS 100, que interrompeu a produção em 1940. O XK120 foi lançado como um carro aberto de 2 lugares e um roadster no London Motor Show de 1948 como um carro de exibição para o novo motor Jaguar XK. O carro de exibição foi o primeiro protótipo que parecia quase idêntico aos carros de produção, exceto que os pilares externos retos de seu pára-brisa seriam curvos na versão de produção. O roadster causou sensação, o que convenceu William Lyons (fundador da Jaguar e chefe de design) a colocá-lo em produção. A partir de 1948, os primeiros 242 carros tinham carrocerias abertas de dois lugares com estrutura de madeira e painéis de alumínio. A produção mudou para o 1cwt ou 51kg mais pesado todo em aço no início de 1950. O "120" referia-se à velocidade máxima do carro de alumínio de 120 mph, o que o tornava o carro de produção mais rápido do mundo na época de seu lançamento. Em 1949, o primeiro roadster de produção foi entregue a Clark Gable. No final das contas, o XK120 tornou-se disponível em duas versões abertas, primeiro como um carro aberto de dois lugares conhecido nos Estados Unidos como roadster, depois como um drophead coupé (DHC) em 1953; e em 1951 também como coupé de cabeça fixa (FHC). Em 30 de maio de 1949, na autoestrada vazia Ostend-Jabbeke na Bélgica, um protótipo XK120 atingiu uma média de corridas em direções opostas de 132.6 mph. Em 1950 e 1951, em uma pista oval inclinada na França, os roadsters XK120 faziam em média mais de 100 mph por 24 horas e mais de 130 mph por uma hora. Em 1952, um coupé de cabeça fixa alcançou vários recordes mundiais de velocidade e distância quando atingiu a média de 100 km / h por semana. Roadsters também tiveram sucesso em corridas e ralis.

Jaguar carros clássicos para venda

Os primeiros roadsters foram construídos entre o final de 1948 e o início de 1950. A partir do modelo de 1950, todos os XK120s subsequentes foram produzidos em massa com corpos de aço prensado. As versões DHC e FHC, mais luxuosamente decoradas do que os roadsters, tinham janelas de enrolar e também folheados de madeira no painel e tampas das portas internas. Com cabeçotes de cilindro de liga leve e dois carburadores SU de tiragem lateral, o motor 3.4L direto 6 XK com duplo came no cabeçote foi comparativamente avançado para uma unidade produzida em massa de seu tempo. Com uma taxa de compressão padrão de 8: 1, desenvolveu 160 bhp, usando combustível de 80 octanas. A maioria dos primeiros carros foi exportada; uma versão 7: 1 de baixa compressão, com conseqüentemente desempenho reduzido, foi reservada para o mercado do Reino Unido. A fábrica da Jaguar forneceu roaders com maior taxa de compressão para a prensa. Os jornalistas puderam testar o desempenho ideal do modelo na Bélgica, em um trecho longo e reto de estrada entre Jabbeke e Ostend. O design básico do motor XK, mais tarde modificado para versões de 3.8 e 4.2 litros, durou até o final dos anos 1980. Todos os XK120s tinham suspensão dianteira independente com barra de torção, molas de lâmina semi-elípticas na parte traseira, direção de esfera recirculante, coluna de direção ajustável telescopicamente e freios a tambor de 12 '' que costumavam desbotar. Alguns carros foram equipados com freios a tambor com aletas de alumínio para ajudar a superar o desbotamento. A lona do roadster leve e as telas laterais removíveis escondidas atrás dos assentos, e suas portas estilo barchetta não tinham maçanetas externas; em vez disso, havia um cordão de puxar interno acessível através de uma aba nas telas laterais. O pára-brisa pode ser removido para substituí-lo por telas aeros. O drophead coupé (DHC) tinha um tampo de lona forrado acolchoado, que se dobrava sobre o deck traseiro atrás dos assentos quando retraído, e janelas de enrolar com luzes de quarto de meia. O pára-brisa plano de 2 peças foi montado em uma estrutura de aço que foi integrada à carroceria e pintada na mesma cor. Os painéis e tampas das portas do DHC e do FHC eram folheados a madeira, enquanto os roadsters mais espartanos eram revestidos de couro. Todos os modelos tinham polainas removíveis cobrindo os arcos das rodas traseiras, o que realçava o visual aerodinâmico. Em carros equipados com rodas de arame de travamento central opcionais, as polainas foram omitidas, pois davam espaço insuficiente para os cubos duplicados de Rudge-Whitworth cromados de 2 orelhas. Rodas de arame cromadas eram opcionais a partir de 1953. Além das rodas de arame, as atualizações na versão Special Equipment (chamada de versão M nos Estados Unidos) incluíam maior potência, suspensão mais rígida e um sistema de escape duplo.

Comprando um Jaguar XK120?

Em novembro, a revista 1949 The Motor testou um roadster XK120. Este carro de pré-produção registrado como HKV 455, foi o primeiro protótipo construído. Foi também o modelo de exibição do 1948 London Motor Show. Quando testado, ele tinha a taxa de compressão 8: 1, estava equipado com um undertray e funcionava com o capô e as telas laterais no lugar. A revista informou uma velocidade máxima de 124.6mph, aceleração de 0 a 60 mph em 10.0 segundos e consumo de combustível de 19.8 milhas por galão imperial.

Jaguar XK120

E & R Classics, o seu especialista em Jaguar Classic Car!

Clique aqui para ver nosso estoque

Quais são as vantagens de comprar um carro Jaguar XK120 na ER Classics?
- Uma grande variedade de carros clássicos à venda
- Todos os carros são cuidadosamente verificados pela mecânica em nossa própria oficina
- MOT, soldagem e procedimentos internos para o seu carro Jaguar XK120
- Nossa mecânica especializada em oldtimer pode cuidar de todos os procedimentos
- Podemos cuidar de reparos, manutenção e necessidades personalizadas
- Restauração completa do seu carro Jaguar XK120
- Nós podemos entregar seu carro clássico para qualquer país europeu