27 de abril (Dia de Reis) SHOWROOM FECHADO - 1º de maio (Dia do Trabalho) SHOWROOM ABERTO - Domingo, 5 de maio EXTRA ABERTO (10h00-14h00)


Henk v.d.berg

Meu nome é Henk van den Berg, mecânico geral da E&R Classics. Comecei minha carreira em 1977 na garagem da vila local, onde mexia em tudo. De carros a caminhões, mas também cortadores de grama e motosserras. Tudo com um motor veio junto.

Após esse período trabalhei por um tempo em uma garagem universal que também vendia carros antigos. Depois disso comecei a restaurar carros clássicos como independente. Restaurei clássicos do início ao fim e trabalhei em vários Austin Healeys, Jaguars, Triumphs, MGs e outros carros antigos. Também cuidei da manutenção de carros clássicos.

Depois de trabalhar como independente por um tempo, comecei a trabalhar para um colecionador com uma coleção particular de cerca de 250 carros clássicos. Aqui eu era responsável por manter a coleção em boas condições. Trabalhei também em clássicos dos clientes do colecionador.

Nesse meio tempo, tenho trabalhado como mecânico geral na E&R Classics há algum tempo.

Qual foi o seu primeiro carro e que lembranças você tem dele?
Meu primeiro carro foi um Datsun 1974 Z de 240. Um bom carro que eu usava como motorista diário.

Meu carro dos sonhos não é um Jaguar E-Type ou Austin Healey…
Meu carro dos sonhos não é um Jaguar E-Type ou um Austin Healey, mas um Volvo 245. Como eu chamo, um carro para dignitários e espíritos livres, prático e pode ser usado em qualquer lugar. Já dirigi vários desses Volvos e eles nunca me decepcionaram.

Suponha que você tenha que dar uma carona a alguém. Quem seria e por quê?
Se eu pudesse dar uma carona a alguém, seria Neil Armstrong, o primeiro homem na lua. Um homem que provou que com coragem, coragem e bom senso você pode percorrer um longo caminho. Um herói absoluto para mim.

Qual é a sua melhor memória relacionada a carros?
Uma memória que sempre me ficou e que ainda falamos com os nossos filhos é umas férias em Portugal. Em algum lugar na fronteira da Espanha e Portugal (no meio do nada) uma tampa de óleo voou do cabeçote do nosso Volvo. Era fim de semana e não havia garagens nos campos ou estradas. Então, de repente, me ocorreu que minha esposa havia trazido um saco de batatas para comer na primeira noite. Usei essas batatas para fechar o buraco no cabeçote e dirigi por mais 500 km até chegarmos ao nosso endereço de férias. Para completar a história, o saco de batatas holandesas dizia 'País de origem: Portugal'. Como você se arruma…

O que torna um dia de trabalho na E&R Classics tão divertido para você?
Que ainda existem alguns clássicos com os quais eu mexia regularmente em 1977. Então você sente 16 novamente em vez de 61. Esse sentimento não tem preço para mim!